O número de sinistros* de trânsito envolvendo veículos pesados cresceu nas rodovias federais brasileiras em 2021, na comparação com o ano anterior. Segundo levantamento feito pela Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra) com base em dados fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), as ocorrências envolvendo ônibus e micro-ônibus tiveram alta de 10% no ano passado, enquanto os sinistros envolvendo caminhões subiram 2,90%. “Infelizmente, as tragédias envolvendo veículos de grande porte foram recorrentes em 2021. O aumento da circulação de veículos irregulares e clandestinos é um alerta para a necessidade de reforçar a fiscalização para garantir o cumprimento da Lei do Descanso, coibir o consumo de álcool e substâncias psicoativas e garantir que os veículos estejam regulamentados e dentro dos padrões de segurança”, comenta o diretor científico da Ammetra, Alysson Coimbra.
Levantamento anterior divulgado pela Ammetra revelou que o número de infrações por desrespeito à Lei do Descanso teve uma alta de 272% nos últimos anos. Esse tipo de infração vem crescendo desde 2018. Naquele ano, foram computadas 5.775 infrações. Em 2020, o número saltou para 21.499. Até maio de 2021, a PRF já havia registrado 11.366 infrações. “A falta de descanso e o consumo de drogas e estimulantes são uma combinação perigosa para todos no trânsito”, completa.
O levantamento mostrou ainda que 5.381 pessoas morreram e 71.664 ficaram feridas nas rodovias federais brasileiras em 2021. Na comparação com 2020, a ocorrência de sinistros graves cresceu 3,34%, enquanto o número total teve ligeira alta de 1,33% e o de mortes, elevação de 1,68%. “Nos últimos anos a gravidade dos sinistros vem crescendo em decorrência da imprudência dos motoristas e do excesso de velocidade. Alterações na saúde mental e psicológica dos condutores também os deixaram mais agressivos, desatentos e negligentes. Esse cenário também leva à maior ocorrência de dependência química, e esse uso continuado altera a capacidade de dirigir de forma segura”, afirma.
De acordo com Coimbra, o excesso de velocidade, a desatenção e o desrespeito às normas de trânsito, além do consumo do álcool e de substância psicoativas, estão entre as principais causas de sinistros no Brasil. “Além das ações permanentes de educação, é preciso aumentar a fiscalização ostensiva nas rodovias e investir na modernização da estrutura de trabalho desses agentes, pois o crime organizado segue utilizando cada vez mais o sistema rodoviário em suas ações”, comenta.
Risco ampliado
O especialista em Medicina do Tráfego explica que, por seu peso e dimensões, sinistros envolvendo veículos pesados são até seis vezes mais letais que os que envolvem veículos de passeio, por exemplo. “Por isso o tratamento dado a motoristas profissionais que atuam nessa categoria é diferenciado pela legislação de trânsito. Neste caso, há normas para estabelecer os períodos diários de descanso e há a necessidade de realização de exames toxicológicos periódicos”, completa.
*As entidades que atuam em segurança viária mudaram a nomenclatura de acidentes para sinistros de trânsito porque, diferentemente dos acidentes, os sinistros podem ser evitados.
Ocorrências**
Indicador | Ano | 2019 | 2020 | 2021 | % (19/20) | % (20/21) |
Acidentes | 67.553 | 63.572 | 64.420 | -1,32% | 1,33% |
Acidentes graves | 18.307 | 17.443 | 18.025 | -3,23% | 3,34% |
Total feridos |
79.188 | 71.510 | 71.664 | -0,21% | 0,22% |
Mortos | 5.338 | 5.292 | 5.381 | -1,65% | 1,68% |
Tipo de veículo|Ano |
2019 | 2020 | 2021 | % (19/20) | % (20/21) |
Ônibus e micro-ônibus | 2.582 | 1.467 | 1.625 | -43,18% | 10,77% |
Caminhão e caminhão trator | 19.645 | 20.000 | 20.579 | 1,81% | 2,90% |
Motocicleta, motoneta e ciclomotor | 28.356 | 26.048 | 26.135 | -8,14% | 0,33% |
**Fonte: Polícia Rodoviária Federal (PRF)