Ser líder não é uma tarefa fácil: é preciso ter o respeito dos liderados e conduzir a equipe para alcançar as metas e resultados que a empresa deseja. Manter a motivação em uma época de medos e incertezas torna essa tarefa ainda mais desafiadora. O consultor de executivos Wagner Thiele ensina 5 boas práticas para superar as dificuldades e construir a liderança. “Conduzir pessoas é um desafio que requer preparo, exige responsabilidade, dedicação e empatia”, afirma.
Segundo Thiele, o grande desafio de um líder é ter a capacidade de impactar na vida dos seus liderados, “ser admirado, seguido e respeitado”. Para isso, ensina, é preciso mobilizar a equipe, inspirar e motivar os liderados, dar autonomia, ser flexível e dar e receber feedbacks para fortalecer a relação entre a equipe.
Uma pesquisa da Deloitte de 2020 feita em ambientes corporativos mostra que apenas 25% dos entrevistados afirma que suas empresas têm líderes preparados. “Construir a liderança não é algo fácil e que aconteça do dia para a noite. É preciso mergulhar na arte das relações humanas e na sua comunicação e não apenas no desenvolvimento do conhecimento técnico”, explica.
Além de identificar os desafios, é preciso tomar atitudes. “Liderar é uma escolha diária, um processo de guiar as pessoas em um propósito. Um bom líder tem claro o seu propósito, dá poder às pessoas para tomarem decisões, está sempre disponível para ouvir e incentiva e valoriza o aprendizado, além de valorizar os seus colaboradores”, diz.
5 dicas para ser um líder de respeito:
– Mobilizar a equipe
– Inspirar e motivar
– Dar autonomia
– Ser flexível
– Dar e receber feedbacks