O estresse, medo e ansiedade provocados por um longo período de pandemia têm interferido diretamente na concentração para o trabalho, estudo ou uma simples leitura por prazer.
Ter concentração é fundamental para absorver informações e estar presente nas atividades. As distrações causam perda de tempo e energia. Um estudo, realizado em 2012 na Universidade da Califórnia, mostra que levamos cerca de 25 minutos para voltar ao foco da tarefa original após uma interrupção. “Uma das maiores causas da falta de concentração são os estímulos supérfluos que roubam a atenção. Para evitar esse desvio de foco é preciso planejamento, disciplina e organização de seus rituais”, diz o consultor Wagner Thiele, que dá cinco dicas para ajudar manter a concentração.
Fazer pausas periódicas, fatiar a tarefa, treinar o cérebro, manter o ambiente organizado, planejar a agenda são as orientações dadas por Thiele para quem precisa se manter focado.
E para ter foco, nosso cérebro precisa estar sempre ativo. Fazer exercícios de raciocínio lógico, como charadas e palavras-cruzadas, é uma forma de manter constantes as atividades cerebrais, ensina Thiele.
Mas também é preciso descanso. “Nosso cérebro consegue se fixar num único objetivo no máximo por 50 minutos. Depois disso, é indicado fazer uma pausa, levantar, tomar um café, olhar pela janela. Depois, podemos voltar e continuar o que estávamos fazendo”, lista o consultor.
Manter o ambiente de trabalho ou estudo organizado e ter uma agenda planejada ajudam na busca pelo foco. “Tenha tudo à mão, livro, caneta, papel e até a garrafa de água, para evitar que haja dispersão, levantando toda hora para pegar o que precisa. Faça uma lista, até mesmo escrita à mão, de tudo o que precisa fazer no dia, mas não se imponha metas muito altas, para não correr o risco de desanimar”, diz.
Se falta concentração para ler um livro ou fazer exercícios, por exemplo, a indicação de Thiele é fatiar a tarefa. “Muitos reclamam que não conseguem ler um livro inteiro. Começam e param. Um começo é ler uma página por dia e estabelecer uma leitura gradativa com o tempo. Para os exercícios, a mesma coisa, comece com uma caminhada de 15 minutos e vá aumentando o tempo e o ritmo. Dessa forma, o poder de concentração vai sendo fortalecido”.
Cinco dicas para ter foco:
– Faça pausas periódicas
– Fatie a tarefa
– Treine o cérebro
– Organize o ambiente
– Planeje a agenda
Jornalista responsável: Adriano Kirche Moneta