O Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINPCRESP) participará da solenidade em comemoração aos 22 anos da criação da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo (SPTC) nesta quarta-feira (19/02), na sede da instituição. Na ocasião, será realizada a outorga da Medalha Mário Covas.
Em 22 anos de sua história, a instituição paulista é considerada a maior Polícia Científica de Estado em toda a América Latina e uma das maiores do mundo. São emitidos aproximadamente 1,5 milhão de laudos, entre Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML), e mais de 3 milhões de peças de local de crime são examinadas por ano.
A comemoração tem como objetivo homenagear os servidores que integram os quadros da instituição e exercem suas funções com excelência auxiliando na elucidação de crimes e, muitas vezes, com sobrecarga de trabalho e em condições insalubres.
Atualmente, a Polícia Científica possui cerca de 4 mil profissionais, sendo 1,5 mil peritos criminais, e 500 viaturas. Além disso, conta com 50 unidades que são responsáveis por realizar atendimento em todos os municípios paulistas.
Um estudo realizado pela SENASP/MJ, em 2012, intitulado de “Diagnóstico da Perícia Criminal no Brasil”, mostra que a demanda pericial criminal do Estado de São Paulo é muito maior se comparada aos outros estados. De acordo com a pesquisa, São Paulo possui uma média de 423,09 requisições de exame pericial por perito criminal. Enquanto em Minas Gerais, segundo no ranking de estados com maior número de requisições, a média cai para 108,58.
A SPTC é responsável pela coordenação dos trabalhos do IC e IML de todo o Estado de São Paulo, além da Divisão Administrativa e o Núcleo de Recursos Humanos. Ela edita normas, realiza ações conjuntas e implementa políticas de atendimento à população.
Serviço:
Aniversário da SPTC
Data: Amanhã, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
Horário: 10h
Endereço: Rua Moncorvo Filho, 410 – Butantã – CEP 05507-060 – São Paulo – SP