web analytics
  • Início
  • Notícias
  • Clientes
    • Ex-clientes
  • Institucional
  • Na Mídia
    • Resultados por cliente
  • Contato
  • Login
Sem resultado
View All Result
CONTATO
AKM Assessoria de Imprensa e Comunicação
quinta-feira, 10, julho, 2025
  • Início
  • Notícias
  • Clientes
    • Ex-clientes
  • Institucional
  • Na Mídia
    • Resultados por cliente
  • Contato
  • Início
  • Notícias
  • Clientes
    • Ex-clientes
  • Institucional
  • Na Mídia
    • Resultados por cliente
  • Contato
Sem resultado
View All Result
AKM Assessoria de Imprensa e Comunicação
Sem resultado
View All Result
Inicio Economia

Capitalismo Consciente ajuda a minimizar efeitos da pandemia

Por Hilton Vieira, especialista em gestão de risco e planejamento financeiro

Por akmcomunicacao
30/03/2021
in Economia, Notícias
0
Especialista avalia impacto da eleição americana na economia brasileira

Empresas associadas ao Instituto do Capitalismo Consciente dobrou em 2020, atingindo 200 parcerias. Créditos: Freepik

1000
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Em momentos de crise como o que vivemos, é comum ouvir que a presença do Estado se faz ainda mais necessária para superar a recessão econômica e reduzir o abismo social entre ricos e pobres. Pensando além da importância da distribuição de renda, a participação do setor privado é fundamental para a correção das desigualdades sociais e recuperação econômica.

Pode parecer imponderável o fato de sugerir algo nesse sentido, levando em consideração a atual realidade, mas é aí que está a grande diferença. É nesse momento que a iniciativa privada pode mostrar quais são realmente os seus valores e ajudar aqueles que sempre a apoiaram, o consumidor.

Esse envolvimento pode, inclusive, fazer a diferença no enfrentamento da crise sanitária e econômica que atravessamos. Não é à toa que os pilares do chamado Capitalismo Consciente, movimento teorizado por Raj Sisodia, estão conquistando, ainda que a passos lentos, as empresas brasileiras. Conforme divulgado na imprensa, o Instituto do Capitalismo Consciente Brasil  (ICCB) dobrou o número de empresas associadas em 2020, atingindo 200 parcerias.

Em linhas gerais, o conceito prevê que as companhias devem enxergar além do lucro e atuar de forma a causar impactos sociais e ambientais positivos nas sociedades onde estão inseridas. Ao aderirem a práticas sustentáveis e conscientes, elas veem sua produtividade e lucro aumentarem, além de atraírem mais investidores. E isso acontece porque, ao melhorarem as condições de vida da população, ampliam também o mercado consumidor.

O consumidor está mais exigente na hora de decidir com quem gastar o seu dinheiro e a atuação social é um diferencial. Essa responsabilidade impacta a produção: colaboradores satisfeitos por trabalharem em uma companhia que aplica esses valores são mais comprometidos com o trabalho.

E agir com responsabilidade social não é algo tão difícil. Assinar compromissos de não testar produtos em animais; implantar programas de combate à violência doméstica; combater o trabalho escravo ou investir em programas ambientais são algumas das medidas que as empresas nacionais adotaram nos últimos anos.

Alguns exemplos de empresas que fizeram a diferença neste momento são o iFood, que doou R$ 50 milhões para entregadores e pequenos empresários do setor; a Natura, que investiu R$ 38 milhões para distribuir sabonetes para comunidades carentes e fez repasses a ONGs; o Magazine Luiza, que destinou R$ 40 milhões para mitigar os impactos da pandemia, e o Banco Safra, que doou R$ 37 milhões para a mesma finalidade.

Iniciativas como essas mostram que a busca desenfreada pelo lucro não precisa ser o objetivo final das empresas e que o capitalismo pode ser um mecanismo para ajudar a fazer justiça social e minimizar as desigualdades.

Hilton Vieira é especialista em gestão de risco e planejamento financeiro
Tags: capitalismo conscientedesigualdade socialiniciativa privadamercado consumidorpandemiasuperar recessão econômicavalores
akmcomunicacao

akmcomunicacao

Agência de comunicação com foco em assessoria de imprensa e gerenciamento de crise. Com vasta experiência, competência e rapidez, a AKM Comunicação atua nas mais diversas áreas, seja terceiro setor, serviços, indústria ou varejo.

Próximo
Covid escancara desigualdades e impõe desafios à gestão de RH

Covid escancara desigualdades e impõe desafios à gestão de RH

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Congresso não pode mudar cláusula pétrea da Constituição para ser revisor do STF

Congresso não pode mudar cláusula pétrea da Constituição para ser revisor do STF

3 anos ago
Horas extras ficarão mais caras após decisão do TST

Horas extras ficarão mais caras após decisão do TST

2 anos ago

Categoria

  • Arquitetura
  • Economia
  • Entretenimento
  • Estilo
  • Finanças
  • Games
  • Geral
  • Jurídico
  • Lifestyle
  • Moda
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tecnologia
  • Trabalho
  • Trânsito
  • Vídeos

LINKS ÚTEIS

  • FENAJ
  • ABI
  • ABRAJI
  • SJSP
  • AJESP
  • PROJOR
  • Observatório da Imprensa

SOBRE NÓS

A AKM Comunicação é uma agência de comunicação com foco em assessoria de imprensa e gerenciamento de crise. Atua nas mais diversas áreas, seja terceiro setor, serviços, indústria ou varejo

  • Início
  • Notícias
  • Clientes
  • Institucional
  • Na Mídia
  • Contato

© 2020 Todos Direitos Reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultado
View All Result
  • Inicio | AKM Assessoria e Comunicação
  • Entretenimento
  • Finanças
  • Jurídico
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Trânsito
  • Vídeos
  • Clientes
  • Contato
  • Institucional

© 2020 Todos Direitos Reservados

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.