A Associação Mineira de Medicina de Tráfego (AMMETRA) e a Mobilização dos Médicos e Psicólogos Especialistas em Trânsito, em parceria com o SEST SENAT, a concessionária VIA040 e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), promovem, nesta sexta-feira (17), uma ação de atendimento e orientações a caminhoneiros sobre a Covid-19 no Posto Rede Grande Parada Shell (Rodovia BR-040 Km 496).
Ambulâncias equipadas e com profissionais de saúde se somam aos médicos da AMMETRA para fazer avaliações médicas, aferir a temperatura e esclarecer dúvidas dos caminhoneiros, além de distribuir kits de higiene para cuidados na estrada e uma cartilha com dicas e orientações sobre a Covid-19.
A ação voltada à categoria tem razão de ser. Caminhoneiros desempenham função essencial durante a pandemia, promovendo o escoamento de até 80% dos bens produzidos no Brasil e garantindo o abastecimento das cidades. A natureza da ocupação e o perfil dos profissionais (13,2 % têm mais de 60 anos e 21,7%, entre 50 e 59 anos, segundo pesquisa CNT) os tornam mais suscetíveis à ação do vírus. “As condições de trabalho estressantes e a falta de acesso a uma infraestrutura adequada na estrada fazem com que os caminhoneiros fiquem mais sujeitos à contaminação. Por isso têm que ser alvo de ações que priorizem a sua saúde”, afirma o diretor da Ammetra, o médico especialista em Medicina do Tráfego Alysson Coimbra de Souza Carvalho.
O evento, que faz parte das comemorações do dia dos caminhoneiros, começa às 9h e segue até às 13h. Além de avaliações de saúde e esclarecimento de dúvidas, haverá distribuição de kits de higiene (contendo detergente, sabonete e álcool antisséptico) e brindes.
A Semana do Caminhoneiro é promovida pelas entidades em comemoração do Dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas, instituído em 25 de julho. O objetivo é dar atendimento de saúde aos profissionais que vivem nas estradas e não têm muitas chances de realizar consultas médicas de rotina para cuidar da saúde. “Pela natureza da sua profissão, os caminhoneiros são uma categoria sujeita a uma carga muito grande de estresse, o que pode provocar graves problemas de saúde, interferindo diretamente na segurança viária. Essas ações, assim como os exames periódicos para a renovação da CNH, são uma das raras oportunidades que eles têm de serem examinados por médicos”, completa Carvalho.
A ação inclui ainda orientações sobre segurança no trânsito. “Sabemos que cada acidente grave envolvendo veículos pesados é responsável, em média, por seis mortes. É preciso que se invista em orientações de segurança para a classe, sempre pensando em salvar vidas no trânsito”, finaliza o especialista.