Em um país assolado pelo desemprego, cada entrevista para uma vaga de trabalho merece preparação e atenção redobradas. E quando isso acontece durante uma pandemia, em que boa parte das empresas opera de forma remota, os desafios são ainda maiores. O psicólogo especialista em Crises e Emergências e especialista em Recursos Humanos Alexandre Garrett conta que os recrutadores de RH estão se adaptando a uma nova forma de escolher os colaboradores. “Se colocar diante de seu futuro empregador já é um momento cheio de tensão para quem precisa do trabalho. Quando você tem a entrevista pessoal, é mais fácil o recrutador te contratar, mas na tela, ele não consegue fazer uma leitura completa da sua expressão corporal”, avalia.
Segundo o especialista, que atua há mais de 20 anos no setor de RH, além da formação e qualidades técnicas, os candidatos a uma vaga precisam demonstrar possuir características que são essenciais para o teletrabalho. “As empresas estão muito interessadas nas questões comportamentais, como capacidade de resiliência, de desenvolver autoconhecimento e de trabalhar em equipe à distância. Tem que ter muita autoconfiança porque o teletrabalho cria a falta de vínculo, tem que se interessar pela atividade, ter um propósito e ser engajado com o trabalho”, comenta.
Na hora da entrevista, escolha um lugar da casa iluminado, com bom sinal de internet e sem ruídos. Garrett conta que o candidato tem que ter uma boa comunicação verbal e clareza de ideias. “A pessoa tem que estar relaxada para ter uma conversa mais franca e ser objetiva quando questionada sobre os motivos que a fazem querer a vaga. A pessoa tem que aparentar que está pronta e equilibrada para assumir as novas funções”, completa.
Facilidade
Mas se por um lado a distância pode atrapalhar no processo da entrevista, por outro, facilita a busca por uma vaga. “As ferramentas de disponibilização de vagas on-line permitem buscas por formação, funções e possibilitam que o currículo seja distribuído de forma mais rápida e eficaz”, comenta Garrett.
O especialista tem um portal dedicado ao assunto e disponibiliza uma ferramenta com mais de 50 mil vagas. “Por meio dessa ferramenta o candidato pode enviar não só o currículo, mas um vídeo de apresentação ao recrutador, o que pode aumentar as chances de contratação”, afirma. Para acessar a ferramenta, basta acessar https://portaldogarrett.com.br/
Dicas para se sair bem em entrevista de trabalho
– Tente ficar calmo
– Se comunique com clareza
– Seja objetivo quando questionado sobre os motivos que o fazem querer a vaga
– Demonstre autoconfiança e proatividade
– Escolha um lugar da casa para a entrevista sem ruídos, claro e que tenha bom sinal de internet
– Posicione o equipamento em um tripé ou mesa
Jornalista responsável: Adriano Kirche Moneta